top of page

Texto 1: Artigo de Opinião

 

Darwinismo1 escolar

 

O bonito na teoria da evolução é que ela constitui uma lei universal. Não sabemos se há vida em outros planetas, mas, se houver, e ela for constituída por unidades que buscam perpetuar-se, estão sujeitas a variação e competem por recursos, então as regras descobertas por Darwin se aplicarão.

 

Nem precisamos ir a outros planetas para constatá-lo. O fenômeno está aqui mesmo no Enem. O que mais salta aos olhos no ranking das notas é o poder da seleção. As melhores escolas (ou, ao menos, as mais bem pontuadas) são as que, de algum modo, podem selecionar bons alunos.

 

Isso fica escancarado no setor público, onde a diferença entre as instituições que promovem vestibulinhos, como as escolas técnicas ou as federais, e a rede comum, aberta a qualquer aluno, é importante. A nota média das dez escolas técnicas de melhor desempenho no Estado de São Paulo fica 75 pontos (3/4 de desvio padrão) acima da média das dez instituições estaduais regulares mais bem posicionadas.

 

Entre as privadas, o mecanismo é só um pouco mais sutil: a mensalidade. A renda dos pais é o fator que permite prever com maior precisão o desempenho escolar do aluno. Um modo eficaz para uma escola subir no ranking é simplesmente elevar o valor da mensalidade.

 

O Enem mimetiza2 outro fenômeno da biologia, a corrida armamentista evolutiva3. Como a seleção é o elemento-chave e pode resultar em prêmio – escolas mais bem colocadas saem valorizadas –, algumas instituições começaram a usar artifícios para atrair os melhores estudantes ou mesmo a criar unidades compostas exclusivamente por geninhos. Para ajudar a desfazer essa ilusão, o MEC passou este ano a revelar também a taxa de permanência dos alunos, acusando assim os colégios que "importam" muitos estudantes no terceiro ano.

 

Nas próximas edições, podemos esperar novas estratégias de escolas para aparecer bem no ranking.

                                                                                                                                                                      SCHWARTSMAN, Hélio. Folha de S.Paulo, 8 ago. 2015.

Glossário:

1. darwinismo: teoria evolucionista fundamentada nas ideias de Charles Robert Darwin, na qual são propostos mecanismos baseados na seleção natural, para explicar a origem, a transformação e a perpetuação das espécies ao longo do tempo.

2. mimetiza: adquire aspecto de.

3. corrida armamentista evolutiva: é uma luta evolutiva entre conjuntos de genes em coevolução que desenvolvem adaptações e contra-adaptações uns contra os outros, fazendo lembrar uma corrida ao armamento.

 

1.(0.1) Qual o assunto desenvolvido nesse artigo de opinião?                                                                                                    

2.(0.1) Ao tratar sobre esse assunto, o articulista apresenta uma opinião sobre o porquê existirem escolas públicas mais bem colocadas do que outras. Qual é a opinião que ele defende?                                                          

 

3.(0.1) Para fundamentar essa opinião, o articulista recorre a                                                                                   

a) uma comparação entre os resultados das escolas públicas e das escolas privadas.

b) argumentos fundamentos em pesquisas sobre resultados no Enem neste último ano.

c) dados de uma pesquisa que aponta para um melhor resultado das escolas públicas e privadas que promovem vestibulinhos.

d) dados que comparam o desempenho das escolas públicas que promovem vestibulinhos e as abertas a qualquer aluno.

e) um argumento de autoridade que propõe uma comparação entre escolas mais bem pontuadas no Enem.

 

4.(0.1) A opinião do articulista sobre o mecanismo de sucesso no Enem das escolas particulares é o mesmo? Justifique sua resposta.                                                                                                                                                                        

 

5.(0.1) O articulista, ao tratar sobre o Enem e sua relação com as escolas, utiliza dois conceitos da biologia: o darwinismo e a corrida armamentista evolutiva. Qual relação ele estabelece entre o darwinismo e o Enem?    

 

6.(0.1) E entre a corrida armamentista evolutiva e o Enem?                                                                                       

 

7.(0.1) Na frase " As melhores escolas (ou, ao menos, as mais bem pontuadas) são as que, de algum modo, podem selecionar bons alunos", a informação entre parênteses, deixa implícita uma opinião do articulista. Qual é ela?

 

8.(0.1) Transcreva outro trecho do artigo em que o articulista utiliza esse mesmo recurso

 

 

Texto 2: Carta do leitor

                A carta do leitor a seguir comenta o artigo de opinião produzido por Hélio Schwartsman. Ela foi publicada pela Folha de S.Paulo em 9 ago. 2015. Leia-a atentamente.

 

Educação
O que mais saltou aos olhos de Hélio Schwartsman ("Darwinismo escolar", "Opinião", 8/8) no ranking das notas do Enem foi o poder da seleção dos melhores alunos. O fato de termos menos de 10% de escolas públicas entre as mil melhores não lhe saltou aos olhos. Parece simples: ricos são bons alunos e pobres são maus alunos. Será que o papel de ensino da escola é secundário? Estudei em boas escolas públicas toda a vida. Vinha de condição socioeconômica difícil, de mãe emigrante, mas que fazia questão que os filhos estudassem. Será que ainda podemos sonhar com um bom ensino público?

                                                                                                                                             Jakow Grajew (São Paulo, SP)

 

9.(0.1) O foco do leitor em seu texto é a presença das escolas públicas entre as mil melhores escolas no Enem. A partir desse comentário, Jakow externaliza uma opinião bastante superficial, que é

                                                            

a) "O que mais saltou aos olhos de Hélio Schwartsman no ranking das notas do Enem foi o poder da seleção dos melhores alunos."

b) "Ricos são bons alunos e pobres são maus alunos".

c) Não é possível sonhar com um bom ensino público.

d) O papel das escolas tornou-se secundário no século XXI.

e) O papel das escolas não se tornou secundário na atualidade.

 

10.(0.1) O leitor da Folha escreveu seu texto para mostrar concordância com a opinião do articulista, ou para apresentar uma crítica? Justifique sua resposta.                                                                                                             

 

11.(0.1) Releia o excerto extraído do artigo de opinião.

"Como a seleção é o elemento-chave e pode resultar em prêmio – escolas mais bem colocadas saem valorizadas –, algumas instituições começaram a usar artifícios para atrair os melhores estudantes".

 

11.1. A oração destacada poderia ser transformada em uma coordenada sindética. Reescreva o excerto, construindo essa oração. Atenção à pontuação.

 

 

11.2. A oração construída por você é uma coordenada sindética                                                                           

a) aditiva.

b) adversativa.

c) alternativa.

d) conclusiva.

e) explicativa.

 

 

12. Releia atentamente o excerto "Isso fica escancarado no setor público, onde a diferença entre as instituições que promovem vestibulinhos e a rede comum é importante" para responder às questões.

12.1.(0.05) Há, no período, quantas orações?                                                                                                                   

 

12.2.(0.05) Identifique os dois pronomes relativos utilizados no período composto.                                       

 

12.3.(0.1) Reescreva o excerto, substituindo o termo onde por outro que mantenha o mesmo sentido e que obedeça à norma gramatical. 

 

 

13. Releia o excerto " o MEC passou este ano a revelar também a taxa de permanência dos alunos, acusando assim os colégios que "importam" muitos estudantes no terceiro ano" para responder às questões a seguir:

13.1.(0.05) Há nesse período uma oração subordinada adjetiva. Identifique-a.                                                 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13.2.(0.05) A oração subordinada adjetiva identificada por você é (   ) explicativa / (   ) restritiva.                              

 

13.3.(0.1) Caso o articulista tivesse utilizado uma vírgula antes do pronome relativo que                                              

a) o sentido não seria alterado, porque a vírgula simplesmente tem a função de separar palavras e orações.

b) o sentido não seria alterado, porque a construção sintática permaneceria a mesma.

c) o sentido seria alterado, pois, em alguns casos, a vírgula isola uma oração e é capaz de deixá-la mais clara e simples de ler.

d) o sentido seria alterado, pois a oração iniciada pelo pronome relativo deixaria de tratar de parte dos colégios para referir-se a todos eles.

e) o sentido seria alterado, porque a oração deixaria de tratar de todos os colégios para referir-se a apenas alguns.

 

14.(0.2) Divida o período composto em orações e assinale a alternativa que corretamente classifica as orações subordinadas substantivas.                                                                                                                                                 

14.1. No período composto "O motorista do ônibus não gosta de que motoristas andem na faixa exclusiva", a oração subordinada substantiva é

(   ) completiva nominal     (   ) objetiva direta     (   ) objetiva indireta     (   ) predicativa     (   ) subjetiva

14.2. No período composto "Na reunião, foi decidido que a greve dos metroviários acabaria", a oração subordinada substantiva é

(   ) completiva nominal     (   ) objetiva direta     (   ) objetiva indireta     (   ) predicativa     (   ) subjetiva

 

14.3. No período composto "Os brasileiros têm confiança de que tudo melhorará em nosso país", a oração subordinada substantiva é

(   ) completiva nominal     (   ) objetiva direta     (   ) objetiva indireta     (   ) predicativa     (   ) subjetiva

 

14.4. No período composto "A preocupação da população é que entremos em um racionamento de água mais severo", a oração subordinada substantiva é

(   ) completiva nominal     (   ) objetiva direta     (   ) objetiva indireta     (   ) predicativa     (   ) subjetiva

    

15.(0.3) Leia os dois períodos compostos a seguir:

I. Fernando não sabe que ganhou cinco milhões de reais na loteria.

II. Fernando não sabe se ganhou cinco milhões de reais na loteria.

 

15.1. Embora tenham conjunções diferentes, a classificação da oração é a mesma, ou seja, uma subordinada substantiva   (   ) completiva nominal   (   ) objetiva direta   (   ) objetiva indireta   (   ) predicativa   (   ) subjetiva.

 

15.2. Qual das duas orações subordinadas substantivas revela que Fernando é um homem rico?          

 

15.3. O que a outra oração subordinada substantiva exprime?                                                                               

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page